Ecografia

Olá queridos,

Estamos há 3 anos e 1 mês habilitados para adoção. Recentemente fomos contatados pelo Fóro para uma reavaliação psicossocial. Meu marido traduziu muito bem este momento, fomos fazer uma“Ecografia”.

Segundo o dicionário Aurélio Psicossocial é a aglutinação de psico com social. Atividade ou estudo relacionando aspectos psicológicos conjuntamente com aspectos sociais; estes, considerados distintos dos aspectos políticos, dos econômicos e dos militares. Fala do humano, seu psiquismo e as relações sociais. Que concerne simultaneamente à psicologia individual e à vida social.

A ecografia é um dos principais exames complementares de diagnóstico utilizados para a vigilância da gravidez. Trazendo para o mundo da adoção, não ficamos muito longe disso, não é verdade? Claro, não temos um exame físico, mas sim um “exame” psicológico.

Na entrevista a assistente social e a psicóloga queriam avaliar nosso interesse em continuar com o processo, verificar como estávamos com relação a espera, conversar sobre o perfil entre outras questões. Também foi um bom momento para novos esclarecimentos pois as dúvidas do início do processo já tinham sido sanadas anteriormente. As dúvidas de agora são mais específicas com relação a legislação, Estatuto da Criança, demora nos processos de destituição familiar, realidade dos abrigos, etc. Foi um encontro muito bom. Claro que esperávamos que o nosso segundo filho já estivesse chegando, mas segundo elas temos pelo menos mais uns dois anos de gestação.

Se vocês forem chamados para esta reavaliação, não fiquem receosos, na verdade é um momento muito valioso e que deve ser muito bem aproveitado. Escrevam as perguntas em um papel se for o caso, pois na hora ficamos tão envolvidos que acabamos esquecendo de algumas coisas.

Vamos lá, seguimos em frente na nossa gravidez invisível da adoção, lutando pela formação da nossa família e pela nova cultura da adoção no nosso país.

Com amor,

Luciane e família

28/10/2014

 

mães adotivas

Anúncios

11 comentários sobre “Ecografia

  1. Estou encantada com seu blog! Sou mãe biológica de 2 meninos, mas tenho 2 sobrinhos do coração, que foram esperados por 3 anos e um deles é meu afilhado. Acompanhamos de perto a angustia da espera, as dificuldades da adaptação, as conquistas, as alegrias, enfim todo esse processo e sei o quanto é importante e escasso as informações realistas sobre o assunto. Obrigada!

  2. Olá!
    Sou psicóloga e trabalho em um abrigo, acompanho muitos processos de adoção, porém acompanho o outro lado, o das crianças, os pais só conheço após terem passado por todo o processo. Garanto que as psicólogas e assistentes sociais, ao contrário do que muitos pensam, tem sempre o objetivo de auxiliar, instruir, os pais adotivos, muitas vezes, mesmo tendo passado por todo o processo, chegam até nós com expectativas tão cheias de fantasias que criança nenhuma conseguirá suprir, e acreditem, temos muitos casos de crianças “devolvidas” ao abrigo após adoções mal sucedidas, o que é traumático para os pais e principalmente para as crianças.
    Portanto, concordo que esse seja um momento para ser aproveitado ao máximo, ainda que muitas vezes pareça chato e repetitivo!
    Adoro seu blog e recomendo para muitas das grávidas do coração que acompanho!!
    Beijos!!

    • OI Larissa, sempre bom entender os dois lados né? Eu admiro o trabalho de vcs pois não deve ser fácil lidar com crianças em situação de risco diariamente. Obrigada por compartilhar sua mensagem aqui, volte sempre! Beijos, Luciane

  3. Sou mãe biológica de uma filha de 24 anos (já casada )e um filho com 21 anos que mora comigo . E agora depois de 4 anos de uma longa espera veio minha filha do coração ! Foi realmente foi muita ansiedade e burocracia ! Mas concordo com todas as burocracias só acho que deveria ter mais profissionais pra que os casos fossem ser estudados com mais rapidez .Mais tudo valeu a pena ! Faria tudo de novo com a mesma intensidade !!! Pelos momentos únicos que temos vividos como o meu presentinho do céu !!! Abraços !!!

  4. Estou na fila de espera a 4 anos, a espera é grande, qdo leio depoimentos como estes acima, faz com que eu acredite que minha filha vai chegar.

  5. Tenho um filho do coraçao! Meu sobrinho Joao Carlos….Ele foi rejeitado 5 vezes e estou na 6 tentativa. Ele tem 7 anos. Peguei no Abrigo. Tem sido uma experiencia Maravilhosa e Desafiante pra nos dois! Torçam por nos! 🙂

    • Nossa Vanessa, como assim rejeitado 5 vezes? Pelos genitores ou por famílias adotivas? Te desejo boa sorte, na adoção consensual sendo que você tem vínculo familiar você terá preferência. Boa sorte! Beijos Lu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s