As diferenças: como lidar?

Um dos grandes momentos na chegada de um filho é conhecer seu rostinho. Ver com quem se parece, se puxou mais à mãe ou se é a cara do pai. Mesmo que na maioria das vezes se conclua que ele é muito mais parecido com um joelho (o mais lindo do mundo) do que qualquer outra coisa, não importa, a expectativa é grande! 

Na gravidez invisível há a mesma curiosidade, mas com uma pitada a mais de emoção, já que não se tem ideia de como será seu filho. As características físicas parecem ser um detalhe tão pequeno diante da vontade de ter seu filho que muitas famílias não param pra pensar, realmente, nisso. Claro que você não irá amar menos ou mais o seu filho por causa de cor e traços diferentes dos seus, mas é sim importante pensar (realmente) nisso e vou explicar por quê. 

A realidade de que seu filho terá características físicas diferentes das suas tem que estar muito bem acomodada internamente, pois muitas vezes temos que lidar com perguntas e até mesmo preconceito e se isso não estiver bem resolvido será bem mais difícil. 

Outro ponto importante é o processo de identificação da criança. Os pais são como um espelho e quando as diferenças físicas são muito grandes é preciso dar um suporte para que a criança assimile isso e possa se identificar de outras formas. Dar um suporte é proporcionar ao seu filho uma relação onde haja espaço para questionamentos e diálogo, independente da idade da criança. É fundamental que as dúvidas sejam sempre respondidas. Não falar sobre determinado assunto não ajuda em nada. É importante que se acolha com carinho todos os questionamentos da criança e aos poucos ela irá se identificando de outra forma que não as físicas, como por exemplo: “gosto de futebol igual ao meu pai”, “minha risada é igual a da minha mãe”, “choro quando estou bravo igual ao meu irmão” e por aí vai… 

Quanto mais tranquilo e seguro você estiver em relação à isso, mais facilmente conseguirá lidar com qualquer dificuldade que possa aparecer e mais natural será para o desenvolvimento do seu filho. Afinal de contas, as características físicas são só um detalhe diante do amor por um filho. 

Image

Anúncios

Um comentário sobre “As diferenças: como lidar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s